Sobre os sistemas de gestão empresarial (ERP)

Sobre os sistemas de gestão empresarial (ERP)

O uso de softwares destinados à gestão empresarial, denominados sistemas ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) - teve grande crescimento, a partir de 1990, nos mercados americano e europeu e, desde 1996, o mercado brasileiro assistiu e continua observando uma demanda crescente pelo uso dessas ferramentas.

Nem todas as vantagens contidas nesses pacotes podem ser obtidas com a simples compra do hardware adequado e do melhor software do mercado. é preciso lembrar que barreiras devem ser vencidas e resistências amenizadas para que não haja desperdício de dinheiro e de tempo.

Entretanto, nas implantações de sistemas integrados de gestão empresarial, há uma preocupação intensa com a tecnologia e quase nenhuma preocupação com os demais aspectos que norteiam as modificações nas dinâmicas organizacionais causadas por ela. Os dirigentes se esquecem de que as modificações causadas pela mudança tecnológica vão além de uma simples troca de sistema informacional e irão impactar também a estrutura e os aspectos sócio-comportamentais da organização.

Por decorrência, algumas empresas se decepcionam com a solução adotada por não obterem, imediatamente, o resultado esperado devido ao reflexo da mudança tecnológica na organização, sua estrutura organizacional e no relacionamento dos indivíduos. Assim, além do grande gasto financeiro com sua implantação, as organizações se veem, novamente, diante de um grande gasto para se ajustarem a uma nova realidade. Porém, os casos de sucesso também se fazem. Apesar de todas as dificuldades inerentes à implantação.

O trabalho que a Dynamicca propõe em sua metodologia de trabalho é um levantamento de todos os atores organizacionais envolvidos e que podem influenciar na implantação, tanto negativamente como positivamente. Para isso, utilizamos uma metodologia de abordagem da organização que buscam elencar todos os aspectos, humanos e tecnológicos de uma implantação do sistema ERP, experiências anteriores e boas práticas, referências de mercado adquiridas ao longo da nossa existência.

dynamicca serviços